quarta-feira, 30 de março de 2011

Câmara de Poá presta homenagem a José Alencar


Os vereadores poaenses e o público presente na última sessão ordinária fizeram um minuto de silêncio em respeito à memória do ex-vice-presidente falecido na terça-feira (29/03)

A Câmara de Poá fez uma homenagem pública ao ex-vice-presidente da República, José Alencar, que faleceu na tarde da última terça-feira (29/03), na cidade de São Paulo, em razão das complicações de um câncer. Durante a sessão ordinária realizada na noite do mesmo dia, o Legislativo poaense aprovou o envio de uma moção de aplausos e de solidariedade à família de José Alencar. Os vereadores e todo o público presente ainda fizeram um minuto de silêncio em homenagem à memória do ex-vice-presidente.

As homenagens a José Alencar foram prestadas por iniciativa do vereador Augusto de Jesus da Silva (PRB), que elaborou requerimento solicitando o envio da moção de aplausos pela trajetória política de José Alencar e de solidariedade a seus familiares. O documento será encaminhado às sedes estadual e nacional do Partido Republicano Brasileiro, já que Alencar foi presidente de honra do PRB. Augusto de Jesus ainda solicitou que fosse feito um minuto de silêncio, durante a sessão ordinária. O plenário se calou em uma demonstração simbólica de respeito ao homem público que comoveu o país nos últimos meses por sua luta em favor da vida.

Augusto de Jesus fez uso da tribuna e relembrou parte da história política do ex-vice-presidente. O parlamentar destacou, especialmente, o trabalho realizado por José Alencar nos últimos anos, no Palácio do Planalto. “José Alencar conseguiu grande conquistas para a política econômica nacional, por meio da redução de juros. Num passado não tão distante, talvez, ninguém pudesse imaginar que o Brasil poderia estar vivendo um momento tão bom quanto o que está vivendo hoje. Eu diria que parte desse momento vem de uma política saudável que foi exercida pelo ex-vice- presidente José de Alencar”, destacou.

O vereador Fernando Rodriguez Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora, também prestou sua homenagem ao ex-vice-presidente, durante seu discurso na tribuna da Câmara. “José Alencar nos ensina muitas coisas, principalmente a como saber tolerar as divergências, a respeitar as opiniões diversas. Se seguirmos seu exemplo, sem dúvida, viveremos melhor”, disse o parlamentar sobre o ex-vice-presidente, que tinha relação íntima com o setor empresarial e chegou à vice-presidência ao lado de Luiz Inácio Lula da Silva, cuja origem política vem dos movimentos sindicais.

Para a vice-presidente da Câmara de Poá, vereadora Jeruza Lisboa Pacheco Reis (PTB), José Alencar foi um símbolo de honradez enquanto homem público e um exemplo da vontade de viver. A parlamentar lamentou a morte do ex-vice-presidente: “Tenho certeza que, assim como eu, outros que fazem parte do cenário político brasileiro estão tristes com esta irreparável perda. Alencar foi um guerreiro, um exemplo de força de vontade. Em nenhum momento, por mais cruel que se portasse a doença e apesar das fortes dores, ele não desistiu, não se entregou. Teve vontade de lutar até quando pode, vivendo bem na medida do possível, e fazendo o bem, apesar de suas limitações”.

Falecimento
O ex-vice-presidente da República, José de Alencar, faleceu aos 79 anos de idade, às 14h41 de terça-feira, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A morte foi causada por câncer e falência múltipla de órgãos, de acordo com o hospital. O presidente da República em exercício, Michel Temer, decretou luto oficial de sete dias.

Por Júlia Guimarães - Assessoria de Imprensa