sábado, 19 de setembro de 2009

Plano Municipal de Saneamento Ambiental de Poá será realizado pela FGV, Júnior da Locadora participou ativamente

Na manhã desta sexta-feira, dia 18, foi realizado na Câmara Municipal a apresentação do relatório de estudos da Comissão Especial Mista sobre o Plano de Saneamento Ambiental de Poá. Após o resultado da apresentação, o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, aceitou a indicação da comissão que é formada por vinte integrantes, sendo dez do poder Executivo e dez do Legislativo, e escolheu a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a elaboração do Plano.

A Comissão especial foi formada em meados do mês de março e, desde então, vários institutos foram visitados para conhecer o trabalho de cada um e, ao mesmo tempo, iniciar uma conversas em torno do Plano Saneamento. “Neste período, visitamos os Institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Pollis e da USP (Universidade de São Paulo), além da FGV e da Uniemp (Universidade empresa), sendo que essas duas últimas foram as únicas a apresentarem uma proposta comercial”, salientou o Secretário de Obras, Paulo Dornelas.

Após a apresentação das propostas feitas pela Uniemp e pela FGV, os integrantes realizaram a votação onde a Fundação foi eleita por unanimidade. Desta forma, Testinha que também participou de várias visitas aos institutos citados acima, concordou com a votação e afirmou que a Prefeitura irá trabalhar juntamente com a FGV. “É muito bom ver que contamos com o apoio da Câmara e a escolha da Fundação Getúlio Vargas é a maior prova de que todos querem o melhor para a cidade”, enfatizou.

De acordo com a proposta feita pela FGV, dentro de um período de dez meses, a Fundação fará um diagnóstico completo do município e, ao final deste prazo, será apresentado ao prefeito o Plano Municipal de Saneamento Ambiental. “Com esse plano nas mãos é que iremos decidir se será a Sabesp ou uma outra empresa que cuidará do saneamento de Poá, isso sem falar na possibilidade de municipalização do serviço”, enfatizou Testinha.

De acordo com o vereador e presidente da comissão, Fernando Rodriguez Molina Júnior, o Júnior da Locadora, todo levantamento feito será transcrito em um relatório e que será entregue ao prefeito Testinha na próxima semana. “É um trabalho muito importante para o saneamento ambiental de Poá”, disse, completando que o município tem que estar com esse Plano pronto até dezembro de 2010, conforme manda o Plano Nacional de Saneamento Ambiental.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Poá / Fotos: Fernando Araújo