quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Prefeitura legaliza optometristas em Poá

O prefeito Francisco Pereira de Sousa o Testinha, observa o vereador
 Júnior da Locadora, falando da importância dos profissionais optometristas
para a sociedade

O prefeito de Poá, Francisco Pereira de Sousa (PDT), o Testinha, aprovou a legislação que regulamenta a profissão dos optometristas na cidade. A lei municipal nº 3.378, de 29 de outubro de 2009, que altera o Código Tributário, permitirá que estes profissionais que atuam na área da saúde visual e na prevenção de pequenas doenças oculares possam exercer sua atividade livremente. A categoria enfrenta rivalidade com os médicos oftalmologistas, que acusam os tecnólogos em optometria de atuarem no mesmo ramo de atividade.

Vários profissionais da área marcaram presença
Desde o início deste ano, a proposta apresentada pelo Executivo foi discutida em audiência pública para esclarecer a população sobre a importância desta profissão. Um dos defensores da regulamentação foi o vereador Fernando Rodrigues Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora. Poá tem apenas dois oftalmologistas que atuam nos postos de saúde. O número é insuficiente para atender a população. Para o optometrista Altair Marcio Campanile, a reclamação existente por parte dos médicos especialistas não se justifica, uma vez que cada um tem o seu espaço. "Eles tem chiado um pouco porque querem pegar tudo, desde a consulta até a cirurgia. Podemos oferecer uma consulta mais barata para casos como miopia, hipermetropia e astigmatismo", compara.

Júnior da Locadora explicando a importância da profissão
A região tem uma universidade que forma, a cada semestre, 60 profissionais desta categoria. Campanile vê uma abertura do mercado de trabalho para quem deseja ingressar nesta área. A regulamentação também está em discussão nas cidades de Mogi e Ferraz. Em Biritiba Mirim o projeto já foi aprovado. (D.F.)

Fonte: DAT