sexta-feira, 8 de maio de 2009

Comissão de Saúde realiza audiência pública sobre Optometria em Poá

A profissão do optometrista ainda não é regulamentada pelo Ministério do Trabalho, e isso é motivo para discussões e debates em muitos lugares, inclusive na região do Alto Tietê.

Pensando nisso, a Comissão Permanente de Saúde da Câmara de Poá realizou na última segunda-feira (27) uma audiência pública para discutir optometria. Composta pelos vereadores Fernando Rodriguez Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora, Wellington Lopes (PTB) (in memoriam) e Marcos Ribeiro da Costa (PDT), o Marquinhos da Indaiá – respectivamente presidente, secretário e membro.

O presidente da comissão Júnior da Locadora afirmou que a regularização da profissão é de nível Federal e não Municipal, mas que todos precisam colaborar de alguma forma. “ Nós sempre estamos do lado da população, e a regularização da profissão do optometrista é um ganho para todos, principalmente para aquelas pessoas que tem problemas primários na visão como a miopia”.

A comissão convidou o professor da Universidade de Brás Cubas Eduardo Moura para fazer uma palestra e esclarecer aos presentes o que é um optometrista e qual a sua área de atuação, deixando claro que este especialista faz o diagnóstico de problemas como miopia, hipermetropia, presbiopia, astigmatismo e outras. “O optometrista não atrapalha em nada o trabalho de um oftalmologista, o que ele faz principalmente é um trabalho de prevenção, e pode diagnosticar problemas que precisam ser tratados desde o inicio como a hipermetropia”.

Estavam presentes o Prefeito Francisco Pereira de Souza (PDT), o Secretário da Saúde Ali Sami El Kadri, o presidente da Câmara Ricardo Massa (PP), os vereadores Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV), Augusto de Jesus (PRB) e Luiz Antônio Soares de Oliveira (PDT), o Tonho. Representando os optometristas estava o Sr. Altair Marcio Campanile.

O vereador da cidade de Jacareí Itamar Alves de Oliveira também prestigiou a audiência parabenizando a comissão. “Espero que a profissão do optometrista seja regularizada em Poá, na cidade de Jacareí existe uma lei que encaixa essa profissão no código tributário, na época houve uma movimentação muito grande em torno deste assunto, mas hoje eles tem o alvará da prefeitura para trabalhar, realizar audiências é um dos caminhos, e traz um resultado positivo, e Poá não está longe de conseguir essa vitória para os optomtristas”.

Veja o álbum de fotos:



Por Carla Alves - Assessoria de Imprensa da Câmara / Fotos: Adilson Santos