quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Audiência Pública da Comissão de Finanças e Orçamento termina sem conclusão

A audiência Pública para avaliar as metas fiscais do segundo quadrimestre de 2009 teve inicio na manhã de segunda-feira (28), mas devido a questionamentos dos vereadores Fernando Rodriguez Molina Júnior (PV), Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV) e Azuir Marcolino Cavalcante (PTB) que apontaram a falta de clareza no balancete do mês de julho apresentado pelo executivo, o presidente da Comissão Augusto Jesus da Silva (PRB) decidiu suspender a sessão por 24 horas.

“Atendi a solicitação verbal do vereador Azuir, porque realmente não havia condições de avaliação das metas fiscais, e o poder executivo até o inicio da audiência não tinha protocolado o balancete do mês de agosto para a devida análise”, declarou o vereador e presidente da comissão Augusto Jesus da Silva.

A audiência foi suspensa, e os vereadores se dirigiram para a Prefeitura onde protocolaram um oficio na Secretaria de Administração, solicitando uma análise da documentação relativa aos dados dos balancetes mensais do Poder Executivo do mês de maio, junho, julho e agosto de 2009, dentre eles empenhos, contratos, aditivos, e procedimentos internos.

“O controle da execução orçamentária tem o objetivo de verificar a probidade da administração, a guarda e legal emprego do dinheiro público e o cumprimento da lei orçamentária, e para isso a comissão necessita de mais esclarecimentos”, acrescentou Augusto.



Como na manhã desta terça-feira (29), os vereadores Augusto Jesus da Silva (PRB), Wellington Lopes (PTB), e Mário Massayoshi Kawashima (DEM) e , respectivamente presidente, secretário e membro, não obtiveram uma resposta ao oficio, a audiência foi suspensa novamente, e teve os trabalhos retomados nesta tarde.

A Secretária da Fazenda Leondir Casagrande Xidieh esclareceu aos vereadores que os documentos de sua responsabilidade foram todos entregues na Câmara Municipal.
“Todos os documentos necessários e de responsabilidade da Secretaria da Fazenda foram elaborados e entregues nesta Casa, agora esses documentos que a Comissão de Finanças solicitou para análise ficam todos na Prefeitura, e não sou eu que autorizo e sim o Prefeito que é o Chefe do Executivo, juntamente com a Secretaria da Administração que é onde o ofício foi protocolado”, esclareceu a secretária da Fazenda dona Leondir.

Como até está tarde a Comissão não teve uma resposta positiva ou negativa do ofício, os legisladores decidiram por terminar a audiência sem conclusão, e encaminhar uma cópia da ata e do ofício ao Ministério Público.

“A sugestão partiu do vereador Júnior, porque não temos como dar andamento na reunião sem os documentos que faltam, então não cabe mais a nós, porque retornamos na prefeitura hoje para cobrar uma resposta, como ela não veio cabe agora ao Ministério Público analisar, por isso pretendemos protocolar este documento no Ministério ainda está semana”, acrescentou Augusto.

Por Carla Alves - Assessoria de Imprensa da Câmara de Poá


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Júnior da Locadora adere uso de bicicleta no Dia Mundial Sem Carro


O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que começou em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século 20, e desde então vem se espalhando pelo mundo, e ganha mais apoio a cada edição.

O dia é um manifesto para que as pessoas reflitam sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos centros das cidades, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis, entre os quais se destaca a bicicleta.

vereador Fernando Rodriguez Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora utilizou como meio de transporte sua bicicleta para chegar na Câmara Municipal de Poá.

“A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo para pequenas distâncias. Ela permite a prática de uma atividade física simultânea ao deslocamento, tem custo baixíssimo e é minimamente afetada por engarrafamentos, eu vim para a sessão da Câmara e percebi que estou um pouco fora de forma porque fazia uns 10 anos que não andava de bicicleta, mas decidi que vou usa-la com mais freqüência”, declarou na tribuna durante a sessão o vereador Júnior da Locadora.

Os malefícios causados pelo uso de automóveis são inúmeros e evidentes dentre eles estão a poluição atmosférica, efeito estufa, poluição sonora, e os congestionamentos.

“Eu incentivo o uso da bicicleta, mas o problema é que as pessoas que utilizam esse meio de transporte passam por algumas dificuldades, como por exemplo a Avenida Prefeito Jorge Francisco Correia Allen que foi reformada a pouco tempo, e não foi feito a ciclovia”, acrescentou Júnior.

Por Carla Alves - Assessoria de Imprensa da Câmara de Póa / Fotos: Adilson Santos

sábado, 19 de setembro de 2009

Plano Municipal de Saneamento Ambiental de Poá será realizado pela FGV, Júnior da Locadora participou ativamente

Na manhã desta sexta-feira, dia 18, foi realizado na Câmara Municipal a apresentação do relatório de estudos da Comissão Especial Mista sobre o Plano de Saneamento Ambiental de Poá. Após o resultado da apresentação, o prefeito Francisco Pereira de Sousa, o Testinha, aceitou a indicação da comissão que é formada por vinte integrantes, sendo dez do poder Executivo e dez do Legislativo, e escolheu a Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a elaboração do Plano.

A Comissão especial foi formada em meados do mês de março e, desde então, vários institutos foram visitados para conhecer o trabalho de cada um e, ao mesmo tempo, iniciar uma conversas em torno do Plano Saneamento. “Neste período, visitamos os Institutos de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Pollis e da USP (Universidade de São Paulo), além da FGV e da Uniemp (Universidade empresa), sendo que essas duas últimas foram as únicas a apresentarem uma proposta comercial”, salientou o Secretário de Obras, Paulo Dornelas.

Após a apresentação das propostas feitas pela Uniemp e pela FGV, os integrantes realizaram a votação onde a Fundação foi eleita por unanimidade. Desta forma, Testinha que também participou de várias visitas aos institutos citados acima, concordou com a votação e afirmou que a Prefeitura irá trabalhar juntamente com a FGV. “É muito bom ver que contamos com o apoio da Câmara e a escolha da Fundação Getúlio Vargas é a maior prova de que todos querem o melhor para a cidade”, enfatizou.

De acordo com a proposta feita pela FGV, dentro de um período de dez meses, a Fundação fará um diagnóstico completo do município e, ao final deste prazo, será apresentado ao prefeito o Plano Municipal de Saneamento Ambiental. “Com esse plano nas mãos é que iremos decidir se será a Sabesp ou uma outra empresa que cuidará do saneamento de Poá, isso sem falar na possibilidade de municipalização do serviço”, enfatizou Testinha.

De acordo com o vereador e presidente da comissão, Fernando Rodriguez Molina Júnior, o Júnior da Locadora, todo levantamento feito será transcrito em um relatório e que será entregue ao prefeito Testinha na próxima semana. “É um trabalho muito importante para o saneamento ambiental de Poá”, disse, completando que o município tem que estar com esse Plano pronto até dezembro de 2010, conforme manda o Plano Nacional de Saneamento Ambiental.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Poá / Fotos: Fernando Araújo

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Câmara aprova projeto de criação da semana do artesanato


O projeto que trata da criação da semana do artesanato foi aprovada em primeira votação por unanimidade na última sessão da Câmara Municipal de Poá (SP), realizada no dia 15 de setembro.

Os autores do projeto Fernando Rodriguez Molina Júnior (PV), o Júnior da Locadora e o vereador Lauriston Roberto Ferreira Barros (PV) comentaram a importância de leis como essa.

“O artesanato é uma das mais importantes manifestações culturais de um povo, ele reflete o seu modo de ser e de viver, além de ser o retrato da sua história”. “ Nossa idéia com o projeto, além de incentivar a produção e comércio do artesanato poaense, é a de valorizar esse profissional, e observar também o seu potencial econômico”, declararam os vereadores Júnior e Lauriston respectivamente.

Depois de passar pela segunda votação na Câmara, o projeto aguardará a aprovação de prefeitura. A semana do artesanato será celebrada anualmente de 19 a 26 de março, data em que também é comemorado o aniversário da cidade.

Durante está semana serão desenvolvidas atividades de promoção e valorização do artesanato.

Por Carla Alves - Assessora de Imprensa da Câmara / Foto: Adilson Santos